Tendências emergentes no marketing digital e a sustentabilidade empresarial

O campo do marketing digital está em constante evolução e, à medida que a sustentabilidade e as práticas responsáveis ganham mais destaque, novas tendências surgem nessa área. No quarto e último artigo da série Marketing Digital e ESG na coluna Descubra o ESG explorarei algumas das tendências emergentes que as empresas de todos os tamanhos podem aproveitar para fortalecer sua presença online.

 

Influencer marketing sustentável

Aqui, nenhuma novidade. Em todos os artigos anteriores mencionei pelo menos uma vez a importância desse agente nas ações de comunicação da empresa. O influencer marketing tem sido uma estratégia poderosa para alcançar o público-alvo. Agora, vejo uma crescente tendência em direção ao influencer marketing sustentável, onde as marcas se associam a influenciadores que têm valores e práticas alinhadas com a sustentabilidade. Essa abordagem ajuda a transmitir uma mensagem autêntica e a alcançar um público engajado e preocupado com questões ambientais e sociais.

 

Um exemplo é minha amiga Priscila Randow, uma dessas pessoas que alavancam negócios sustentáveis e tem compartilhado (principalmente no seu perfil do instagram) além do seu estilo de vida sustentável, uma série de produtos e serviços com baixa pegada de carbono, ecoeficientes ou amigos do meio ambiente. Confere lá!

 

Se não viu, leia os artigos anteriores desta série:

Estratégias de Marketing Digital para Impulsionar a Sustentabilidade Empresarial

Como comunicar e promover práticas ESG das empresas por meio do marketing digital

O impacto das Mídias Sociais na sensibilização e engajamento do público em relação às práticas ESG

 

Marketing de causa

O marketing de causa envolve a associação de uma marca a uma causa social ou ambiental. É uma maneira eficaz de demonstrar o compromisso de uma empresa com a sustentabilidade e de atrair consumidores que buscam apoiar empresas socialmente responsáveis. O marketing de causa pode ser implementado por meio de campanhas específicas, doações para instituições de caridade ou parcerias com organizações sem fins lucrativos.

 

Um exemplo que posso mencionar com propriedade é o da Îandére Engenharia Sustentável, empresa a qual lidero. Escolhemos a causa animal para associar à empresa. Todo ano, no mês de junho, temos uma campanha em que uma quantidade de ração é doada para instituições de auxílio aos animais a cada negócio fechado. Por vezes nossos clientes se engajam na campanha e conseguimos arrecadar medicamentos e produtos de limpeza e já chegamos a duplicar as doações de ração. Além da campanha fixa, alguns animais em situação de rua já foram acolhidos, tratados e encaminhados para adoção responsável. O envolvimento com esta causa contribuiu para recebermos o selo Movimento ODS Sergipe 2022, que tem sido um diferencial para a decisão de compra dos nossos clientes. Em nossa avaliação, vale muito!

 

Personalização e segmentação de conteúdo

A personalização e segmentação de conteúdo têm se tornado cada vez mais importantes no marketing digital. Essas práticas permitem que as empresas direcionem suas mensagens de sustentabilidade de forma mais relevante para públicos específicos. Por exemplo, adaptar o conteúdo com base nas preferências e interesses dos consumidores pode aumentar o engajamento e a conexão emocional com a mensagem de sustentabilidade.

 

Segmentação é a palavra de ordem! Você conhece bem o seu cliente?  Aliás, você sabe para quem você quer vender produtos ou serviços? Se a resposta para estas perguntas for algo parecido como “- qualquer pessoa”, seu negócio precisa urgentemente do auxílio de um profissional de marketing.

 

Conhecer a persona e a jornada de compra que a levou até fechar um negócio com sua empresa é algo tão básico quanto importante para  personalizar e segmentar o conteúdo a ser comunicado. Isso pode feito de forma simples, por exemplo numa planilha na qual se separam os clientes por colunas de segmentos. Melhor ainda é se a empresa tiver um sistema de CRM (Customer Relationship Management, ou, em bom português, Gestão de Relacionamento com o Cliente) à sua disposição. Existem vários gratuitos ou acessíveis.

 

Tecnologia de rastreabilidade

Os consumidores estão cada vez mais interessados em conhecer a origem e o impacto dos produtos que consomem. A tecnologia de rastreabilidade, como blockchain, permite que as empresas forneçam informações transparentes e verificáveis sobre a cadeia de suprimentos e o impacto ambiental e social de seus produtos. Incorporar essa tecnologia em estratégias de marketing digital pode ajudar a construir confiança e autenticidade em torno das práticas sustentáveis de uma empresa.

 

Eu sei o que você está pensando: “- essa estratégia é mais complicada, olha o trabalho que eu vou ter!”. E aí eu digo: – essa palavra diferente “blockchain” é a tendência tecnológica do momento, mas é possível aplicar tecnologias mais simples como perguntar ao fornecedor do produto. Se o seu negócio for a prestação de serviços, basta revisar as Fichas Técnicas ou os POPs (Procedimentos Operacional Padrão) e extrair a informação sobre o impacto ambiental do serviço. Mais uma vez é preciso alertar, se os termos Ficha Técnica e POP lhes são estranhos é sinal de que o negócio precisa de ajuda, preferencialmente de um especialista em Gestão da Qualidade. Considere contratar uma consultoria ou recorrer ao SEBRAE, pela minha experiência vale muito o investimento e todos os setores do negócio passam a ser mais produtivos.

 

Conteúdo gerado pelo usuário

Por fim, mas não menos importante, aliás, eu penso que é o mais importante. O conteúdo gerado pelo usuário é uma tendência crescente no marketing digital e pode ser aproveitado para promover a sustentabilidade. Incentivar os consumidores a compartilhar suas experiências e envolvimento com as práticas sustentáveis da empresa, por meio de hashtags, concursos ou outras iniciativas, ajuda a ampliar a mensagem de sustentabilidade e fortalecer o relacionamento com o público.

 

A tal da prova social pode ser decisiva para um cliente que está em dúvida ao fechar um negócio com sua empresa, e aqui as práticas sustentáveis entram como um diferencial de mercado. Quantas vezes você decidiu contratar um serviço ou comprar um produto porque viu o testemunho de um cliente satisfeito?

 

Vimos nesse artigo que à medida que a sustentabilidade e as práticas responsáveis ganham destaque, o marketing digital continua a se adaptar e evoluir. O influencer marketing sustentável, o marketing de causa, a personalização de conteúdo, a tecnologia de rastreabilidade e o conteúdo gerado pelo usuário são apenas algumas das tendências emergentes que as empresas podem aproveitar para promover suas práticas sustentáveis. Ao adotar essas tendências, as empresas podem fortalecer sua presença online, alcançar um público engajado e estabelecer uma posição de liderança na área de sustentabilidade. Isso certamente as ajudará a se distinguirem das demais no mercado.

 

Bem, aqui chego ao final da série Marketing Digital e ESG na coluna Descubra o ESG. Claro que há ainda muito o que ser explorado sobre este tema, mas a ideia aqui foi apresentar uma amostra de como o marketing digital pode ajudar um negócio a ser sustentável e rentável ao mesmo tempo. Se ainda não leu, veja os outros artigos da série. Ficarei feliz em seguir o diálogo nos comentários.

Obrigado por vir até aqui comigo, até o próximo.

Saudações sustentáveis!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *