Como fazer um relatório ESG

Grandes empresas ou conglomerados geralmente apresentam seus relatórios de sustentabilidade e ESG no meio do ano, referente às ações do ano anterior. Não existe uma regra, este período de seis meses serve para que a equipe de ESG consolide os dados e crie o documento final, que geralmente é bem elaborado, rico em imagens e com uma bela diagramação.

Mas isto não é uma regra! Como vimos no artigo anterior “Qual a diferença entre Relatório ESG e Relatório de Sustentabilidade?”, pequenos negócios podem e devem ter um Relatório ESG e o mais importante é informar com clareza as ações que foram realizadas pela organização no período ao qual se refere.

Então, mesmo que a empresa não tenha um time de ESG e a verba para contratar uma consultoria especializada esteja curta, está tudo bem! Neste artigo vou mostrar como elaborar um relatório ESG para o seu negócio de forma rápida e objetiva.

Antes de começar a redigir o documento, tenha em mente alguns pontos:

Público-Alvo e Comunicação

Defina claramente quem é o público-alvo do relatório e adapte a linguagem e o formato para atender às necessidades desse público. Considere disponibilizar o relatório em formatos acessíveis online.

Certificações, Padrões e Prêmios

Se apropriado, informe como a empresa adere a padrões ou certificações ESG reconhecidos, como o GRI (Global Reporting Initiative) ou os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. É importante mostrar se o negócio foi premiado por alguma de suas práticas ESG. Regularmente, o Movimento Nacional ODS (verifique se existe na sua localidade) premia empresas que contribuem para o atingimento das metas da Agenda 2030.

Acompanhamento e Melhoria Contínua

Explique como a empresa acompanha o progresso em relação às metas ESG e como os aprendizados são usados para aprimorar suas práticas e relatórios futuros.

Agora, podemos seguir para o seu editor de texto, pois é hora de colocar a mão na massa!

Pré-textuais

Como todo documento institucional, insira as informações do negócio, preferencialmente num papel timbrado com a logomarca da empresa. Vale criar uma folha de rosto, indicando a versão do relatório, data de elaboração, etc. Em seguida, informe a Razão Social, CNPJ, Atividade Econômica principal (e secundárias se julgar necessário). Também é muito importante informar os autores do documento, ou seja, quem é a pessoa responsável e as que contribuíram com sua construção. Fica muito legal também ter uma mensagem da pessoa líder da empresa apresentando o Relatório ESG, como uma breve carta. Além de deixar o documento elegante, mostra o comprometimento do(a) proprietário(a) com o tema.  Independentemente do tamanho do documento, é sempre bom ter um sumário.

Com esta primeira parte construída o documento já ganha forma e vai ficar mais empolgante seguir adiante, vamos ver?

Comprometimento e Estratégia

Comece o relatório destacando o compromisso da empresa com os princípios ESG e sua importância para a estratégia de negócios. Explique como a sustentabilidade e a responsabilidade social fazem parte do DNA da organização.

Identificação de Métricas Relevantes

Identifique as métricas ESG mais relevantes do seu negócio. Como exemplo, a quantidade de emissões de carbono e como foi compensada, a quantidade de resíduo reciclável desviado do aterro, ações de desenvolvimento pessoal e profissional, diversidade de gênero na força de trabalho, políticas anticorrupção, entre outros. Essas métricas devem ser específicas, mensuráveis e alinhadas com seus objetivos.

Se não conseguir vincular espontaneamente as atividades da empresa como métricas ESG, inspire-se nos 17 ODS. Certamente você encontrará algum já contemplado pela empresa.

Coleta de Dados

Descreva brevemente como a empresa coleta e valida os dados ESG. Certifique-se de que os métodos de coleta sejam consistentes e confiáveis. Em grandes corporações são necessárias auditorias externas para garantir a precisão dos dados, mas em pequenos negócios basta que o método de coleta e validação esteja descrito de forma clara e que possa ser replicável em negócios similares.

Divulgação Transparente

Seja transparente sobre os desafios e áreas onde a empresa pode melhorar. Tenha em mente que o seu público-alvo (os famosos stakeholders) valorizam a honestidade e o compromisso de melhorar, mesmo em áreas problemáticas. Portanto, não tenha receio de informar que algo não foi tão bem. Por exemplo: digamos que o negócio tinha a meta de zerar suas emissões de carbono, mas não conseguiu atingi-la. A questão a ser tratada é: qual o plano de ação para melhorar esta métrica no próximo relatório? É isso que importa e que deve ser reportado.

Estrutura do Relatório

Organize o relatório em seções bem definidas para a cada categoria ESG (Ambiental, Social e Governança). Dentro de cada seção, forneça informações detalhadas sobre políticas, práticas, métricas-chave e metas.

 

Considerações finais

Finalize o documento com as Considerações Finais, destaque os pontos positivos e elenque as metas e compromissos futuros relacionados ao ESG, principalmente se alguma meta ficou sem ser atingida no período que passou. Isso demonstra o compromisso contínuo da empresa com a melhoria de seu desempenho em questões ESG.

Finalizando, lembre-se de que um relatório ESG eficaz não é apenas uma peça de relações públicas, mas uma ferramenta para engajar os stakeholders, demonstrar responsabilidade e criar valor sustentável a longo prazo para a empresa. É fundamental que a empresa incorpore práticas sustentáveis em seu modelo de negócios e demonstre um compromisso genuíno com questões ESG em todas as áreas da organização.

Espero que este artigo tenha te auxiliado a como fazer um relatório ESG. Perceba que não é uma tarefa difícil, mas que exige um tanto de dedicação e tempo para coletar e escrever o documento. Saiba que independente do tamanho do negócio, aqui na Îandére Engenharia Sustentável pode ajudar a elaborar de forma personalizada o Relatório ESG do seu negócio, para isso contamos com uma equipe de especialistas que farão com celeridade e alta qualidade.

Precisa de ajuda com algo que leu neste artigo?

Agende um horário com um dos nossos especialistas.